Passo a passo, ponto por ponto, sem pressa

 

Segue pelo teu próprio caminho. Por mais longo e cheio que tenha sido até agora, isso nada diz sobre o que ainda está para chegar. Fixa o teu olhar nos horizontes distantes diante ti. É para um deles que te diriges, mesmo que não queiras. Mais vale escolheres qual e lutares por ele.

Passo a passo, segue por entre a confusão. Não te deixes perturbar nem pelos melhores nem pelos piores. És único, tal como eles. A verdade é autenticidade, não diferença ou semelhança. As comparações são sempre más, porque nos deixam ou vaidosos ou amargurados. Num caso ou no outro, perde-se vontade de querer mais e melhor.

Dia a dia, olha em teu redor como se fosse sempre a primeira vez, escuta com atenção, até mesmo o barulho. É possível que descubras tesouros onde menos se espera. Mais, quando encontrares um, não comeces logo a festejar desistindo de procurar por mais. Pode ser que um tesouro seja um sinal de proximidade de outro mais valioso ainda.

Descansa. O repouso faz parte de qualquer caminho longo. Quem trabalha sem parar até pode estar sempre a produzir, mas não o fará com a mesma qualidade se cuidasse mais de si e respeitasse o ritmo do seu corpo.

Ponto a ponto, vai cosendo as áreas da tua vida: tu és a unidade que está por detrás de todos os papéis que desempenhas, no trabalho, em com a família, com amigos e com desconhecidos. É bom seres sempre parecido contigo mesmo.

Ponto a ponto, emenda a tua vida. Onde se rasgou, onde se descoseu, onde se estragou… não remendes, não tapes os teus erros com pedaços de vida que não são teus. E não vale a pena fazeres listas dos teus erros, nem dos teus fracassos. Todos erramos. Aprende sem desanimares. Erro a erro, fracasso a fracasso. O que importa é não perder o entusiasmo!

Procura unir, mesmo que tenhas de repetir os mesmos passos mais vezes do que pensavas ser necessário. Há histórias e verdades que precisam de ser repetidas muitas vezes até que aquilo que nos ensinam se fixe no nosso coração.

Ama, mais ainda quem tem a vida esfarrapada. É essencial que haja alguém que lhe ceda um pouco da sua vida, um pedaço do seu tempo. Um só sorriso pode fazer um milagre.

Nunca deixes que alguém que passe diante de ti se sinta invisível aos teus olhos.

Que o amor seja a linha com que te coses e aquela que te liga aos outros.

 ~ José Luís Nunes Martins

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.